O Desenvolvimento Social, a Educação e o Futsal

As complexas modificações sociais são o passo preliminar para se entender o desenvolvimento, o qual segundo Furtado (1980), caracteriza pelas suas três dimensões : a do incremento de eficácia do sistema social de produção; a da satisfação de necessidades elementares da população; e a da consecução de objetivos a que almejam grupos dominantes de uma sociedade. “O desenvolvimento refere-se a um processo de transformação no sentido morfogenético, adoção de formas e procedimentos que englobam o conjunto de uma sociedade a fim de alcançar a satisfação plena das necessidades humanas”. (FURTADO, 1980, p.16)
Quando se aborda o tema desenvolvimento social é impossível não tratar de aspectos financeiros e suas classes sociais. Ao apontar o futsal como um meio de desenvolvimento social esse aspecto não está sendo deixado de lado, muito pelo contrário, ele está muito presente, já que o esporte além de fomentador de valores, pode ser um meio de se ganhar a vida quando este é tratado de forma profissional, isto é, um trabalho financeiramente recompensado, o que apresenta mais uma vez o futsal como meio ou instrumento de inclusão, desenvolvimento e até mesmo ascensão social.
Segundo Brotto (2001, p.20), “viver em sociedade é um exercício de
Desde a origem dos organismos unicelulares, há bilhões de anos, a vida tem sido um misto de muita cooperação e competição limitada, tanto dentro das espécies como entre elas. O impulso para a cooperação é predominante e biologicamente mais importante no desenvolvimento social e biológico de todas as criaturas vivas. As espécies sobrevivem pelo aperfeiçoamento de sua capacidade de cooperação mútua. Pode-se afirmar claramente, então, que a lei básica da vida é a cooperação”